A cultura organizacional abrange comportamentos, hábitos, valores éticos e morais, crenças e políticas a serem seguidas por todos da empresa. Todos esses fatores contribuem para o sucesso do negócio, seja por reforçar o que é importante para os clientes, seja por auxiliar os colaboradores a enxergarem a empresa e a vestirem a camisa.
Esse é um dos motivos que fazem a cultura do negócio ser importante para sua estratégia. Em palavras mais simples, é como se a primeira fosse a cola para a segunda. Afinal, são as pessoas, seus comportamentos, seus valores, seus hábitos e suas crenças que fazem a empresa funcionar.
No entanto, isso nem sempre é suficiente. É necessário um alinhamento entre os processos, a cultura e a estratégia para que tudo funcione da maneira correta. Como garantir esse equilíbrio? Vamos explicar melhor neste post.
O que é cultura organizacional?
A cultura organizacional está relacionada a ações, crenças e valores adotadas por uma empresa. Esses aspectos fazem parte de um conjunto complexo e abrangente, que determinam como a gestão será feita e como os colaboradores devem se comportar.
Aqui, é preciso entender que o objetivo não é censurar opiniões nem acabar com as diferenças entre as pessoas. A diversidade é importante e contribui para a inovação. Ainda assim, os funcionários precisam saber como agir em várias situações.
Por exemplo, se for preciso tomar uma decisão de última hora e o gestor não estiver perto, o que deve ser feito? Há espaço para trazer novas ideias para a produção? Há possibilidade de um colaborador ajudar outro colega?
Esses e outros questionamentos são respondidos pela cultura organizacional. Ainda que ela não esteja escrita, é internalizada por todos. O motivo é simples: ela serve como um guia de comportamento e mentalidade para todos.
Qual a importância da cultura organizacional?
Os colaboradores são fundamentais para o sucesso de qualquer empresa. São eles que executam as atividades e garantem o bom andamento dos processos. Por isso, é mais do que normal dizer que a alma do negócio são as pessoas.
Ainda assim, é preciso ir além. Os melhores talentos podem estar na equipe e não apresentar todo o seu potencial. Por que isso acontece? Vários fatores levam a esse cenário. Um dos principais é a falta de cultura organizacional.
Quando ela está bem estabelecida, colaboradores e gestores sabem o que fazer. Os últimos incentivam, engajam e motivam os primeiros por meio da gestão. Essa, por sua vez, está relacionada aos objetivos e aos valores do negócio.
Por exemplo, o Grupo Capema acredita que inovar é fundamental para garantir crescimento contínuo. Por isso, um dos aspectos de nossa cultura organizacional é incentivar o estudo dos colaboradores para que todos possam contribuir com ideias.
Desse modo, a empresa incentiva a participação de todos e a inovação abre espaço para que seja cada dia mais incorporada a política do feedback bidirecional, tanto do colaborador para com o seu supervisor e vice-versa. É uma forma de ajudar todos a crescerem com a empresa e mostrar que fazem parte do negócio.
Como construir a cultura organizacional na empresa?
Qualquer empresa vai ter uma cultura organizacional, ainda que ela não seja estrutura pela direção. Isso porque ela depende diretamente das pessoas. Portanto, é recomendado investir em sua estruturação para que todos os colaboradores entendam o que precisam fazer e o que o negócio espera deles.
Como chegar a esse patamar? As melhores práticas são:
Aposte nas pessoas
Sem colaboradores, não há empresa nem cultura organizacional. Por isso, todos devem saber quais são os valores, as ideias e as visões do negócio. Assim, conhecem os comportamentos incompatíveis com o que é esperado.
Esse processo começa já na integração de um novo contratado. Entre as ações que contribuem para esse resultado estão:
banners na recepção;
encontros periódicos;
informativos nos murais;
transparência na intranet da organização.
Perceba que essas regras valem para todos os profissionais, desde a produção à gestão. Com isso, o ambiente fica mais equilibrado e todos têm a chance de crescer.
Transmita a cultura organizacional de forma certa
De nada adianta ter missão, visão e valores bem definidos, se eles não forem compartilhados com as pessoas. É preciso que a cultura seja acessível e compreensível para não gerar dúvidas.
Se alguém tiver algum questionamento, deve fazer para ter a resposta. Assim, todo o ambiente corporativo incentiva a produtividade, a objetividade e a harmonia entre os colaboradores.
Seja um exemplo
Os gestores têm a obrigação de liderar pelo exemplo. No Grupo Capema buscamos ser assim, e quem estiver agindo de maneira contrária a essas diretrizes, precisa reorganizar o seu comportamento. É o que determina a cultura organizacional.
Por meio da postura de gestores e diretores, outros profissionais sabem o que fazer e multiplicam as ideias. A partir disso, conseguimos manter uma empresa mais forte e com mais oportunidades para todos.
A mesma regra vale para os colaboradores mais antigos, pois também precisam dar o exemplo para os novatos. Ao mostrarem o que deve ser feito, a cultura é internalizada para que todos ajam da maneira esperada e coloquem em prática o que a empresa espera.
Desta forma, compreendemos que a cultura organizacional é útil tanto para a empresa quanto para os colaboradores, já que por meio dela, cada um pode se destacar dentro da sua área de atuação e mostrar como pode contribuir para o sucesso do negócio. O resultado é um crescimento conjunto.
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Parabéns Grupo Capema pelo excelente conteúdo sobre gestão e desenvolvimento da Cultura Organizacional. É um conteúdo muito relevante para empresas, que querem ser diferenciadas e liderar seu mercado. Parabéns!